segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Aprenda a treinar suas panturrilhas!

Algumas dicas para desenvolver as panturrilhas são:

1 - Trabalhe na maior amplitude de movimento possível – desça o máximo que puder e aproveite os momentos de contração, lembre-se: quanto maior for a amplitude de movimento maior o recrutamento de unidades motoras.

2 - Não esqueça a fase excêntrica – os benefícios da fase negativa do movimento já são bem conhecidos, mas geralmente são negligenciados no treinos de panturrilha.

3 -  Treine com intensidade – não faça das séries com repetições muito elevadas seu único método de treino. Como qualquer outro músculo de seu corpo, a panturrilha precisa de intensidade para se desenvolver, faça bi-sets, drop-sets, rest-pause, AUMENTE A INTENSIDADE!.

4 - Mantenha controle do movimento tanto na fase excêntrica quanto na concêntrica – isto lhe proporcionará maior tempo de contração e melhores respostas anabólicas.

5 - Leve o treino de perna a sério e não desista – segundo Charles Poliquin: “se fosse imposta uma lei nas academias dizendo que para cada série de bíceps realizada fosse feita uma de panturrilha, daqui a um ano, você veria a média das medidas de panturrilha crescer, no mínimo, cinco centímetros”. Concordo com Poliquin e acrescentaria um artigo a esta lei determinando que as séries deveriam ser feitas com a mesma dedicação, concentração e intensidade.

6 - Treine em dias alternados (Dia sim e dia não) as panturrilhas, entretanto, evite treina-lás no mesmo dia de perna, ou você treina peito + costas + bíceps + tríceps + antebraços no mesmo dia? o mesmo serve para quadríceps + ísquiotibiais (posterior de coxa) + panturrilhas!

Não estou dizendo que se você seguir meus conselhos seus problemas serão resolvidos, apenas estou apresentando possíveis soluções para este terrível pesadelo dos “marombeiros”, e fonte de lucro dos vendedores de calças e bermudões. Lembre-se que qualquer treino exige esforço, persistência e dedicação, por que iria ser diferente com a panturrilha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário